Você está em: Portal Diabetes > O Diabetes na Família > Dicas Para Pais e Parentes > Dicas de Como Lidar com um Adolescente Diabético

Dicas de Como Lidar com um Adolescente Diabético

O diabetes pode fazer os tradicionais ritos de passagem – como aprender a dirigir e namorar – grandes desafios para os adolescentes, porém, você pode ajudá-los a lidar com isso. Como pai ou mãe de um adolescente com diabetes, orientá-lo através da adolescência significa manter tanto você quanto seu filho adolescente informados e instruídos. Juntamente com o apoio da escola e da equipe de cuidados medicinais, você pode ajudá-lo a permanecer saudável.

Apoiar seu filho adolescente começa com o próprio aprendizado a respeito do diabetes.

Apoio

Após ser diagnosticado com diabetes, é comum experimentar uma ampla gama de emoções, de raiva, negação e um sentimento de desesperança. Estes sentimentos são comuns e fazem parte da capacidade de luta de seu filho adolescente. Caso ele sinta que não consegue superar os sentimentos ou que não é capaz de lidar com o controle do diabetes, é importante buscar ajuda. Muitas pessoas com diabetes podem sofrer de depressão, o que pode ser tratado para que isso não os impeça de controlar seu diabetes eficazmente.

Os Amigos e a Família de Seu Adolescente

Os amigos e a família são uma parte importante da equipe de apoio de seu filho adolescente. É uma boa ideia fazer com que você e outros membros da família participem das aulas educacionais sobre diabetes com seu filho. Isto não apenas dará a ele um segundo par de olhos e ouvidos, mas também, fará com que tenha alguém em quem confiar que entenda todos os aspectos de um plano de controle do diabetes.

Equipe de Cuidado de Saúde do Seu Filho

Lembre-se, seu filho é a pessoa mais importante na equipe de cuidados de diabetes deles, porém, ele não está sozinho. Ele tem a você e conta com uma grande quantidade de profissionais de saúde que podem ajudá-lo a controlar o diabetes.

Fontes: WebMD, ADA