Você está em: Portal Diabetes > O Diabetes na Família > Dicas Para Pais e Parentes > Planejamento de Férias e Diabetes

Planejamento de Férias e Diabetes

Com um planejamento cuidadoso, as pessoas com diabetes podem relaxar e se concentrar na diversão durante as férias.

Antes de viajar - planejamento para ter paz de espírito

Para ter paz de espírito durante as férias não se esqueça de discutir seus planos com o seu médico ou equipe de saúde. Eles podem oferecer conselhos sobre as condições locais, alimentos e seu diabetes. A equipe de saúde também pode aconselhar sobre a disponibilidade de suprimentos, tais como tiras de teste, baterias ou seringas, e os nomes locais dos medicamentos que você pode precisar obter durante as férias. Peça uma lista dos medicamentos que você usa, e uma carta de seu médico para ajudá-lo na liberação se você levar agulhas e seringas.

Ao reservar viagens de avião, verifique com a companhia aérea se eles oferecem refeições especiais para diabéticos no avião.

Fazendo as malas para férias sem preocupações

No caso de sua bagagem ser perdida ou danificada, não se esqueça de trazer material suficiente para teste adicional (tiras, carregador, adaptador de voltagem para bateria). Se possível trazer um medidor extra.

Leve seus materiais de diabetes na bagagem de mão. Divida seus suprimentos de diabetes e objetos em dois lugares, em caso de perda.

Siga esta lista de bagagem para diabetes:

  • kit de teste de glicose no sangue e caderno de registro
  • medicação extra para diabetes
  • açúcar de ação rápida (comprimidos de glicose) para tratar a baixa de glicose no sangue
  • comida extra, como biscoitos ou bolachas e suco de frutas
  • comprimidos antináusea e antidiarreia (para ajudar a prevenir a desidratação, que concentra a glicose no sangue)
  • água engarrafada (para ajudar a prevenir a desidratação): atualmente não é permitido levar garrafas de água nos voos, por isso, solicite água ao comissário de bordo
  • sapatos confortáveis (diabetes pode tornar os pés mais vulneráveis a danos)
  • números de telefone do seu médico e/ou orientador sobre diabetes
  • suprimentos para a viagem de volta em caso de atrasos

Para os usuários de insulina:

  • insulina extra
  • seringas, agulhas extras e, se usar, uma caneta de insulina extra
  • uma sacola térmica para a sua insulina

Ao chegar

Mantenha a sua insulina com você, refrigerada (sacola térmica com gelo). Mostre a um companheiro de viagem como usar o kit, apenas para o caso de você ter hipoglicemia grave. Se comprar insulina no exterior, não se esqueça de verificar a concentração e a velocidade de ação. Sempre leve alguns petiscos com você, incluindo um pouco de açúcar de ação rápida. Não se esqueça de ajustar o seu horário de medicação quando atravessar fusos horários. Você terá mais energia e se divertirá mais quando os seus níveis de açúcar no sangue estiverem mais perto do normal. Para ter certeza, faça o teste de glicemia mais frequentemente do que o habitual. Saber como está a sua glicemia é melhor do que se preocupar.

Manter-se hidratado

A coisa mais importante que você pode fazer para seu diabetes nas férias é manter-se hidratado. Isso significa levar com você e beber mais líquidos não açucarados. Água é ideal. Use um chapéu também, para manter a cabeça resfriada.

Viajar para um clima quente pode levar à desidratação, aumentando a glicemia bruscamente. Se você se sentir mal com o calor, descanse em local fresco com sombra, e beba um pouco de água.

Se você se sentir mal, as duas primeiras coisas que deve fazer é testar com mais frequência e beber mais líquidos. Se não puder seguir seu plano de refeições, ingira líquidos que contenham glicose. Se parece ser algo grave, não deixe de consultar um médico.

Aproveitando suas férias

Relaxar e recarregar as pilhas são os principais objetivos das férias. Com um pouco de planejamento prévio e alguns ajustes na sua rotina de diabetes, você deve ser capaz de conseguir ambos com facilidade.

Fontes:

1.Vacationing with Diabetes – 2007, by Richard R. Rubin, PhD, CDE (acessado em 02/06/10)

2.Summer Heat and Safety with Diabetes – 2007, by Debra Manzella, R.N., former About.com Guide (acessado em 02/06/10)

3.Travel Tips for People With Diabetes, Canadian Diabetes Association (acessado em 02/06/10 – autor não especificado)