Você está em: Portal Diabetes > Entenda o Diabetes > O que é Diabetes > Diabetes mellitus Tipo 1

Diabetes mellitus Tipo 1

Diabetes tipo 1

Antigamente conhecido como diabetes juvenil, o diabetes tipo 1 é geralmente diagnosticado em crianças e jovens. Apenas 5 a 10% das pessoas com diabetes têm o tipo 1. No diabetes tipo 1, o corpo não produz insulina. A insulina é um hormônio necessário para converter açúcar, amidos e outros tipos de alimentos em energia necessária para a vida diária. Sem insulina o bastante, muito açúcar permanece em sua corrente sanguínea.

A alta quantidade de açúcar no sangue, chamada hiperglicemia, pode ser causada, por exemplo, ao comer uma refeição maior do que a usual, perder uma dose de medicação ou insulina, estar doente, inativo ou até mesmo estressado.

A baixa quantidade de açúcar no sangue, chamada hipoglicemia, pode ocorrer caso haja muita insulina em seu organismo, se você não houver se alimentado corretamente ou pulado uma refeição ou caso você esteja muito ativo sem comer a quantidade necessária de carboidratos.

Outra condição que pode ser causada pelo diabetes tipo 1 é a cetoacidose, associada à hiperglicemia. Ela ocorre quando há pouca insulina na corrente sanguínea para ajudar o açúcar a penetrar nas células e o corpo busca outros tipos de combustível para queimar.

Monitorar o nível de açúcar em seu sangue e tomar uma ação para trazê-lo de volta a uma variação saudável pode lhe ajudar a levar uma vida plena e com saúde.

Fontes: US National Library of Medicine, Medicine Net, Web MD