Você está em: Portal Diabetes > Entenda o Diabetes > O que é Diabetes > Diabetes mellitus Tipo 2

Diabetes mellitus Tipo 2

O diabetes tipo 2 é a forma mais comum de diabetes. Ela geralmente ocorre em pessoas com mais de 40 anos, porém, sua ocorrência tem aumentado entre pessoas mais jovens. O diabetes tipo 2 faz com que seu corpo produza menos insulina ou que suas células de seu corpo sejam mais resistentes à insulina. A insulina é um hormônio necessário para converter açúcar, amidos e outros tipos de alimentos em energia necessária para a vida diária. Sem insulina o bastante, muito açúcar permanece em sua corrente sanguínea.

Alguns dos fatores de risco associados ao diabetes tipo 2 são:

A alta quantidade de açúcar no sangue, chamada hiperglicemia, pode ser causada, por exemplo, ao comer uma refeição maior do que a usual, perder uma dose de medicação ou insulina, estar doente, inativo ou até mesmo estressado.

Muitas pessoas com diabetes tipo 2 têm uma vida plena e saudável ao monitorar e controlar o nível de açúcar em seu sangue. Monitorar o nível de açúcar em seu sangue e tornar uma ação para trazê-lo de volta a uma variação saudável pode lhe ajudar a levar uma vida plena e com saúde.

Fontes: US National Library of Medicine, Medicine Net, Web MD