Você está em: Portal Diabetes > Entenda o Diabetes > A Insulina > Você conhece bem a insulina?

Você conhece bem a insulina?

A insulina é um hormônio produzido naturalmente pelo pâncreas, bem conhecida pelas pessoas que convivem com o diabetes. Indispensável à saúde humana, está presente em processos vitais do nosso organismo. Vale a pena conhecer um pouco mais sobre essa substância.

Além de cumprir funções específicas no fígado, tecido adiposo, vasos sanguíneos e rins, a insulina é responsável principalmente por levar glicose da corrente sanguínea para dentro das células. Carboidrato mais importante na biologia, a glicose é utilizada como fonte de energia e intermediário metabólico. Quando age, a insulina reduz a taxa de glicose no sangue (glicemia), fornecendo energia para quase todas as células do organismo.

Com uma função tão importante, se acontece uma falha na atividade normal da insulina, a glicose acumula-se no sangue e na urina, e as células ficarão sem o seu “combustível”. O problema crônico de acúmulo de glicose no sangue (hiperglicemia) caracteriza o diabetes mellitus.

Se origem dessa falha for a destruição das células beta produtoras de insulina no pâncreas, estamos falando do diabetes tipo 1. Nesses casos, os hábitos de vida não têm influência no aparecimento da doença. Já nos casos em que há redução na produção de insulina e as células musculares e adiposas é que são incapazes de utilizar a insulina secretada, o efeito de “desabastecimento” das células e acúmulo de glicose no sangue e na urina é o mesmo. Mas nesse caso, estamos falando do diabetes tipo 2, doença que pode ser adquirida ao longo da vida devido a hábitos alimentares e sedentarismo, por exemplo.

Bandeira do Brasil

Recentemente, o governo brasileiro anunciou a retomada da produção nacional desse hormônio importantíssimo. Investindo R$ 430 milhões nos próximos cinco anos, o Ministério da Saúde quer que até 2015 o Brasil volte a integrar o exclusivo grupo de quatro países no mundo com tecnologia e capacidade para fabricar insulina. Em 2017, espera-se que não haja mais a necessidade de importar o produto, segundo comunicação oficial do governo.

Fonte: TERRA: Brasil retomará produção de insulina com investimento de R$ 430 milhões. Disponível em: http://saude.terra.com.br/brasil-retomara-producao-de-insulina-com-investimento-de-r-430-milhoes,85f15bd7baf0e310VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html. Acesso em: 03 de junho de 2013.

WIKIPÉDIA: Insulina. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Insulina. Acesso em: 03 de junho de 2013.