Você está em: Portal Diabetes > Nutrição e Saúde > Higiene > Cuidados com os pés – Protegendo seus pés

Cuidados com os pés – Protegendo seus pés

Cuidar de seus pés é uma parte importante do controle de diabetes. O aumento dos níveis de glicose no sangue associado com diabetes pode, eventualmente, produzir danos a vários sistemas do corpo que afetam os pés:

  • Danos no nervo resultam em uma falta de sensibilidade, permitindo que ocorram lesões da pele sem que a pessoa perceba.
  • Danos aos vasos sanguíneos resultam em redução do fluxo sanguíneo e cicatrização mais
  • Diminuição da função imunológica aumenta o risco de infecção quando a pele é rompida.

Essas mudanças podem permitir que pontos secundários na pele se agravem em feridas, que podem infeccionar e evoluir para úlceras graves, às vezes antes do problema ser percebido. A prevenção de lesões nos pés começa com a escolha de um calçado adequado para uso diário — tanto sapatos quanto as meias ou meias-calças.

A importância dos sapatos

Sapatos que não servem direito são muitas vezes a causa de úlceras do pé — por isso é importante se livrar de sapatos que são desconfortáveis, causam manchas vermelhas, feridas, calos, calosidades ou bolhas. Além disso, se você tem problemas nos pés, como pés chatos, joanetes, ou dedo em martelo, você pode precisar de órteses personalizadas ou sapatos ortopédicos para proteger seus pés corretamente.

O que procurar em um sapato

Proteja seus pés vestindo sapatos resistentes e confortáveis a maior parte do tempo possível. Certifique-se de que seus sapatos estão servindo bem. Seus sapatos devem apoiar o pé, e não devem causar atrito ou apertar. A altura do salto nos sapatos femininos não deve ultrapassar 5 cm.

Onde encontrar o sapato certo

Peça à equipe que acompanha seu diabetes para indicar um quiropodista ou loja de sapatos que atenda as necessidades de pessoas com diabetes. Faça compras em uma loja respeitável, com pessoal experiente, que saiba medir seus pés profissionalmente e indicar um sapato com bom encaixe.

Onde obter órteses e sapatos personalizados

Se você precisar de órteses ou sapatos personalizados, sua equipe de saúde de diabetes pode recomendar um quiropodista para fazer o encaixe corretamente. Órteses podem equilibrar o pé, proteger áreas expostas ou ulceradas, e evitar mais danos aos tecidos. Sapatos feitos sob medida podem ser o melhor tratamento para algumas doenças do pé diabético. Lembre-se que as órteses trabalham com os sapatos para proteger o pé. Usar órteses com os sapatos errados ou sapatos mal ajustados pode causar danos ao pé, ao invés de impedi-los.

A importância das meias e meias-calças

Meias diabéticas especiais e meias-calças também podem ajudá-lo a cuidar de seus pés. Uma variedade de meias diabéticas foi projetada para atender necessidades específicas:

  • Meias sem costura reduzem a irritação da pele sensível.
  • Meias acolchoadas fornecem calor e reduzem a pressão.
  • Meias largas com maior elasticidade podem acomodar o inchaço.
  • Meias com gel absorvem o impacto e proporcionam uma almofada para caminhar.

Meias acolchoadas são uma boa opção para pessoas com diminuição da sensibilidade. Meias de acrílico acolchoadas, que resultam em menos umidade na pele do que as meias de algodão, são uma boa escolha para a prática de exercício vigoroso.

Meias-calças diabéticas também estão disponíveis em diversos modelos para aliviar a pressão sobre áreas específicas do pé. Meias elásticas especiais também estão disponíveis para mulheres grávidas.

O que procurar em meias e meias-calças

Use meias novas, limpas, confortáveis e bem ajustadas todos os dias. Use meias brancas sempre que possível – se você estiver com um corte ou uma ferida, será fácil identificar. Pergunte ao seu médico se meias terapêuticas poderiam ajudá-lo, e, em caso afirmativo, que tipo. Assim como com os sapatos, apenas as meias certas ajustadas corretamente podem ajudar a controlar o seu problema específico no pé.

Encontrar o calçado certo para você

Sua equipe de saúde pode responder às suas perguntas e ajudar você a encontrar os recursos que precisa para escolher as meias e os sapatos corretos para você. Quando você combina a meia ou meia-calça correta com sapatos confortáveis e que oferecem apoio, seu pé fica equilibrado e protegido contra pressão, atrito ou fricção. Investir em um calçado adequado é um compromisso com a sua saúde global quando você tem diabetes.

As informações aqui apresentadas não devem ser interpretadas como conselhos médicos. Bayer recomenda que você consulte o seu profissional de saúde.

Fontes:

1. Ferry Jr, RJ. Diabetic foot care.Disponível em http://www.emedicinehealth.com/diabetic_foot_care/page6_em.html Acessado em 25 de junho, 2010.

2. Foot care: a step toward good health. Canadian Diabetes Association.Disponível em http://www.diabetes.ca Acessado em 25 de junho, 2010.

3. Diabetes and Footwear.Disponível em http://www.strideortho.ca/article/diabetes-and-footwear-116.asp. Acessado em 25 de junho, 2010.

4. Diabetic specialized socks, stockings, hosiery.Disponível em http://www.help4diabetics.com/diabetic-products/2-diabetic-specialized-socks-stockings-hosiery.html. Acessado em 25 de junho, 2010.

5. Feldman CB, Davis ED. Sockwear recommendations for people with diabetes. Diabetes Spectrum 2001;14:59-61.