Você está em: Portal Diabetes > Nutrição e Saúde > Saúde e Bem Estar > Posso beber álcool se tenho diabetes?

Posso beber álcool se tenho diabetes?

Como regra geral, não há necessidade de evitar totalmente o álcool por causa do diabetes. Alguns casos podem ser diferentes, tornando qualquer ingestão de álcool desaconselhável para algumas pessoas com diabetes. Por questão de prudência, para saber se beber moderadamente é aconselhável para você, é melhor consultar o seu médico.

Considere AINDA as três questões a seguir:

1. Meu diabetes está controlado?

2. Estou livre de problemas de saúde que o álcool pode piorar, como doença do pâncreas, doença ocular, hipertensão arterial, triglicérides alto, problemas de fígado, lesões dos nervos ou acidente vascular cerebral?

3. Eu sei como prevenir e tratar a baixa de glicose no sangue (hipoglicemia)?

A Associação Canadense de Diabetes aponta que se você puder responder “Sim” a essas três perguntas, uma quantidade moderada de álcool provavelmente não será nem útil nem prejudicial desde que seguindo as recomendações de seu médico.

“Consumo moderado” é definido como uma ou duas bebidas em média por dia. Especificamente, isso significa uma bebida para as mulheres e duas para os homens. Considera-se que o “drink médio” contenha 13,6 gramas de álcool, como seria encontrado tipicamente em um copo de dose única, uma taça de vinho ou uma garrafa de cerveja. Os tamanhos são os seguintes:

  • Dose de bebida destilada – 45mL (1,5 fl. oz.)
  • Taça de vinho 150mL (5 fl. oz.)
  • Garrafa de cerveja ou cooler – 360mL (12 fl. oz.)

Em termos de controle do peso, usar muitas de suas calorias diárias permitidas com álcool, não é aconselhável. A maioria das bebidas alcoólicas são ricas em calorias e não fornecem muitos nutrientes valiosos. Além disso, o álcool tende a estimular o apetite, o que não é propício para o controle do peso4.

Pessoas com diabetes devem evitar bebidas de misturas doces, coolers, vinhos doces, licores e tônicos. Se você prefere esse tipo de bebida, não se esqueça de ler os rótulos e calcular a contribuição de carboidratos e calorias para o seu plano de refeição de diabetes e conversar com o seu médico.

Com ou sem diabetes, você deve sempre beber com responsabilidade e moderação. Você pode fazer isso ficando ciente dos tipos de bebidas que consome, incluindo o teor alcoólico e as calorias e carboidratos adicionais que podem estar contidos. Para garantir que o consumo moderado de álcool é aconselhável para você, é melhor consultar o seu médico

“Se beber não dirija”

Fontes:

1.Canadian Diabetes Association Clinical Practice Guideline (acessado em 07/06/10 – autor não especificado) CDA supports its recommendations about alcohol with extensive references titled: Useful References on Alcohol and Diabetes.Podem ser encontrados no final da seção mencionada abaixo, no website da CDA.

2.American Diabetes Association – DOCNEWS – (acessado em 30/06/10) Madelyn L. Wheeler, MS, RD, CD, FADA, CDE, Coordinator, Marion J Franz, MS, RD, CDE, nutrition and health consultant, Janice C. Froehlich, PhD

3.WebMD (acessado em 30/06/10) Reviewed by John A. Seibel, MD on March 08, 2009

4.Weight Loss Resources Co (acessado em 30/06/10) By WLR Dietitian, Juliette Kellow BSc RD