Você está em: Portal Diabetes > Nutrição e Saúde > Saúde e Bem Estar > A rotina do controle que garante qualidade de vida

A rotina do controle que garante qualidade de vida

Entenda por que controlar os níveis de glicose é fundamental para levar uma vida saudável

Não é novidade para os portadores de diabetes que controlar a glicemia é mais do que necessário para a manutenção da saúde, evitando o aparecimento de complicações, como a cegueira, a disfunção erétil, a ejaculação retrógrada ou o pé diabético. Muitas pessoas diabéticas consideram essa rotina de controle como algo extremamente cansativo e desgastante. Mas, será que as pessoas que pensam assim sabem como elaborar uma dieta saborosa e saudável, e conhecem os monitores portáteis de glicemia e a praticidade e segurança que esses aparelhos oferecem?

Seguir religiosamente uma dieta é fundamental para o controle do diabetes, já que a doença está relacionada diretamente a deficiência do corpo em produzir insulina suficiente para metabolizar a glicose ingerida através dos alimentos, principalmente os ricos em açúcares. Consumir alimentos livres de açúcar, evitando ao máximo doces e massas, é fundamental para manter a glicemia sob controle. Quando necessário, o açúcar deve ser substituído pelos adoçantes, mas o consumo destes também não deve ser excessivo. É preciso considerar que esta é uma pequena restrição alimentar e que restam diversos alimentos saborosos para compor um cardápio saudável e apetitoso, aproveitando todos os prazeres que a culinária tem para oferecer.

Além do controle realizado por meio da dieta, os monitores de glicemia são importantes aliados dos diabéticos. Estes aparelhos realizam a medição da glicemia através de uma gota de sangue que é depositada em uma tira específica para este uso, que é inserida no aparelho, que logo mostra o nível glicêmico do usuário. Existem muitos aparelhos disponíveis no mercado, mas o destaque é dado aos aparelhos já codificados, ou seja, que não precisam de ajustes manuais para que o resultado seja obtido a cada verificação. Além de mais práticos, os aparelhos que possuem a tecnologia da codificação automática são muito mais seguros, já que com a codificação já fixada, erros provocados pelo processo manual são evitados, garantindo assim maior veracidade e segurança aos resultados obtidos.

Assim, seguindo a dieta correta e contando com a ajuda da tecnologia, conviver com o diabetes nem parece tão complicado, não é mesmo?


Fontes:

SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES. Disponível em: http://www.diabetes.org.br/. Acessado 18/10/13.

GROSS, J. L., NEHME, M.; Detecção e tratamento das complicações crônicas do diabetes melito: Consenso da Sociedade Brasileira de Diabetes e Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-42301999000300014&script=sci_arttext. Acesso em 18/10/13.